Apesar de terem características e funções particulares, o Cloud Computing e Big Data são tecnologias que quando utilizadas em conjunto podem oferecer muitos benefícios para as empresas.

O termo Big Data refere-se a um grande volume de dados que precisam ser processados e armazenados, já o Cloud Computing é a solução que organiza e leva esses arquivos para a nuvem, tornando-os acessíveis virtualmente.

Para entender melhor o assunto e tirar todas as suas dúvidas, acompanhe o artigo e descubra todas as facilidades sobre esse novo jeito de guardar e acessar informações.

Você sabe a relação entre cloud computing e big data? Descubra aqui!

Vantagens que o Big Data oferece

Uma atividade muito comum, nos dias atuais, é a pesquisa por diversos assuntos (produtos, serviços, conceitos, etc.) nos mecanismos de busca disponíveis na internet, e parte desse processo ocorre através do Big Data.

Diariamente, são realizados milhares de acessos que definem o comportamento e os interesses do internauta, e todos esses dados, ao serem analisados pelas empresas, contribuem para a adoção de decisões estratégicas.

Assim, o Big Data é capaz de processar as informações coletadas em rede e trazer às organizações know-how para realizar melhorias em seus processos internos, tomar novas decisões e ter insights significativos para se destacar no mercado.

Em outras palavras, o Big Data permite que os dados virtuais sejam usados a favor da sua empresa.

Para entender como acontece todo esse processo, conheça os 3 conceitos centrais do Big Data (3Vs):

1. Volume

A capacidade de acessar um volume alto de informações é o atributo principal do Big Data.

A partir dele, a empresa consegue reunir dados sobre transações financeiras, páginas gerenciadas, mídias sociais, interesse em produtos, entre outras referências de diferentes categorias.

2. Velocidade

Considerando a enorme quantidade de dados e o tempo que a companhia possui para usar as informações ao seu favor, é imprescindível que todo o material coletado seja analisado com rapidez e precisão.

Sobre isso, o Big Data oferece uma velocidade inédita e exclusiva, garantindo o acesso aos arquivos em tempo real.

3. Variedade

Já o terceiro e último V aborda a variedade de formatos que os dados podem apresentar ao serem depositados no ambiente online.

Nesse quesito, o Big Data permite que sejam encontradas oportunidades e ameaças para as empresas mesmo em arquivos com configurações e dimensões distintas (áudios, e-mails, textos, imagens, vídeos, etc.).

Benefícios do Cloud Computing

O cloud computing, também conhecido como computação em nuvem, é um conceito que vem sendo estudado há anos por profissionais da área de Tecnologia da Informação.

O termo foi criado a partir das tecnologias Data Center e SOA (Service-Oriented Architecture), serviços de infraestrutura e distribuição de sistemas, e, a cada dia, se torna mais popular no mercado.

Esse serviço tem como função armazenar e gerenciar arquivos, programas e informações na rede. Além disso, a solução permite que os dados fiquem acessíveis às pessoas autorizadas – independente do lugar onde elas estão e apenas com o uso da internet – e também realiza diferentes tarefas sem ocupar nenhum espaço físico.

De maneira geral, o cloud computing será o responsável por tratar as informações recebidas pelo Big Data. A partir dele, serão criados documentos e arquivos de diferentes formatos que estarão armazenados em ambientes virtuais, onde poderão ser analisados e utilizados de forma otimizada pelas organizações.

Alguns dos principais benefícios do serviço é a possibilidade de manter seus dados mais seguros, armazenar arquivos de maneira flexível e adaptável, acessar às aplicações através de qualquer dispositivo ou lugar e realizar o pagamento de acordo com o espaço utilizado.

Clique e conheça mais sobre o serviço de cloud computing e as vantagens dessa tecnologia.

Cloud Computing e Big Data

Ao analisar as funções das duas tecnologias e os benefícios que elas oferecem às empresas, verifica-se que ambas são complementares e, quando utilizadas em conjunto, trazem vantagens competitivas para as organizações.

Considerando que, em qualquer ramo de atuação, além de coletar, armazenar e compartilhar informações na rede, é importante também entender os resultados das ações tomadas pela empresa e como o público reage perante essas mensagens enviadas, o Cloud Computing e Big Data são as ferramentas mais úteis para obter destaque no mercado.

Por meio disso, as empresas ganham mais agilidade para tomar decisões e assumir novos posicionamentos, caso identifique mudanças no perfil do consumidor, resultados negativos ou, até mesmo, falhas no processo implantado.

A partir das informações fornecidas no artigo, você já deve saber o quanto o Cloud Computing e Big Data podem ser serviços benéficos para a sua empresa. Então, não perca tempo! Adote agora mesmo os serviços e otimize seu fluxo de trabalho.

Quer saber como migrar um servidor para nuvem com eficiência? Leia um artigo com 8 dicas.

Ficou alguma questão ou quer saber mais sobre os serviços da Woclo? Acesse o nosso site ou deixe uma mensagem nos comentários.