Ao longo dos anos, muitas inovações ocorreram em relação as formas disponíveis no mercado para armazenar arquivos. Por muito tempo, utilizamos disquetes, CDs, DVDs, pendrives, HDs externos, até chegarmos ao método mais atual, o backup em nuvem para empresas.

Essa tecnologia nasceu a partir da necessidade das empresas em adotar um método mais seguro para guardar dados. Afinal, as informações geradas em uma companhia – relatórios, dados de clientes, documentos jurídicos – exigiram uma maior proteção com a expansão digital.

No entanto, por desconhecer o serviço, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual método adotar. Diante disso, reunimos nesse artigo as principais vantagens e desvantagens do backup em nuvem comparado ao manual.

Ficou interessado? Leia o artigo completo, esclareça suas dúvidas e escolha a melhor opção para a sua empresa.

Quais são as vantagens e desvantagens do backup em nuvem?

Vantagens do backup em nuvem

  • Mais segurança

Ao armazenar seus dados em nuvem, grande parte dos processos são feitos por meio de automações e recursos digitais com o mínimo de interferência humana. Esse método permite que as informações fiquem menos vulneráveis a possíveis acidentes, perdas e furtos, que ocorrem, por exemplo, quando o backup é guardado na própria empresa ou em locais externos.

Além disso, ao contratar um provedor, normalmente, sua empresa recebe a garantia de monitoramento em tempo real, o que diminui sua responsabilidade de ter que identificar erros e realizar manutenções recorrentes.

  • Personalizável ao seu negócio

Outra vantagem em adotar o backup em nuvem é a flexibilidade que ele dá a sua organização, já que o serviço permite que você vincule a quantidade de computadores que desejar. Assim, você poderá levar para a nuvem os dispositivos de todos os colaboradores, mesmo que a sua empresa cresça ao longo do tempo.

E o melhor: não haverá necessidade de reservar um espaço físico para isso, pois ao hospedar seus dados em nuvem, todas as informações, independente do volume, serão guardadas de forma virtual.

  • Investimento adequado à sua empresa

O cloud server é adequado para quem pretende investir um valor menor nessa operação. Ele reduz os custos com recursos físicos e garante alternativas extras para recuperar os arquivos caso ocorra falhas técnicas que prejudiquem o armazenamento dos dados.

Também, na maioria das vezes, é mais viável financeiramente para as empresas contratarem a hospedagem em nuvem terceirizada, uma vez que não será necessário ter uma equipe de colaboradores exclusiva para realizar esse trabalho.

  • Informações centralizadas e disponíveis sempre

Mesmo que a sua organização tenha inúmeras filiais espalhadas pelo mundo, com um servidor em nuvem você pode reunir e padronizar seus dados em um local só. Isso faz com que os processos fiquem padronizados e organizados, e que os arquivos sejam mais fáceis de ser encontrados.

Esse recurso também é ideal caso o local físico da sua empresa sofra algum dano, pois permite que os colaboradores desempenhem suas tarefas em outros espaços (home-office, coworking, em casa, etc.) e que, assim, o fluxo de trabalho não seja prejudicado.

  • Rapidez para recuperar arquivos

Outro ponto que você pode considerar como mais vantajoso ao analisar as funcionalidades do backup em nuvem é a rapidez para localizar e recuperar suas informações.

Em uma hospedagem local essa tarefa seria feita através de diversos objetos de armazenagem (pendrives, HDs externos, etc.) e o tempo para a busca seria bem maior.

Desvantagens do backup em nuvem

  • Conexão com a internet

O primeiro fator apresentado como uma desvantagem da armazenagem em nuvem é a conexão com a internet. Ela é um artifício fundamental para acessar suas informações de modo eficiente e sem ela as vantagens do backup em nuvem são inexistentes.

Lembrando que, no início da implementação do cloud server esse recurso será ainda mais necessário, porque para descarregar a carga completa dos arquivos da sua empresa a banda larga terá que ter um desempenho superior.

  • Demora para recuperar arquivos grandes

O tamanho de um arquivo pode ser uma barreira caso precise recuperá-lo. Quanto maior ele for, mais tempo demandará para finalizar a tarefa e exigirá um esforço superior do servidor.

  • Cancelar serviços

Ao contratar um serviço terceirizado uma das cláusulas mais importantes que deve ser observada é a sobre o cancelamento de contrato, principalmente quando existem dados valiosos envolvidos na transação.

É importante alinhar como deve ser feito o pedido para o cancelamento, se existem multas a serem pagas e os prazos para a retirada dos arquivos.

Sem isso, a descontinuação dos serviços poderá resultar em perda de dados, custos além do planejado, um período de espera grande para recuperar seus dados e, em geral, muita dor de cabeça ao longo do processo.

  • Falta de suporte ou monitoramento

Outra desvantagem ao escolher a nuvem ao invés de realizar o backup por meio de uma mídia removível, é quando a empresa terceirizada contratada não disponibiliza um suporte adequado ou não monitora e gerencia o servidor da forma que prometeu.

Isso poderá gerar problemas técnicos que prejudicarão o fluxo de trabalho da sua empresa e trazer prejuízos financeiros para a sua organização.

Como foi dito ao longo da matéria, o backup em nuvem pode oferecer muitas vantagens para o seu negócio, mas para isso alguns fatores devem ser observados antes da contratação do serviço.

Deste modo, é essencial escolher uma empresa como a Woclo, que oferece armazenamento em nuvem com alta qualidade, transparência e segurança e ainda possui o melhor custo-benefício do mercado.