A computação em nuvem a cada dia se torna mais popular em nossa rotina, isso por conta das inúmeras vantagens que ela oferece e sua capacidade de atender diversos segmentos do mercado.

Também conhecido como cloud computing, o serviço tem como função armazenar arquivos, programas e informações na nuvem e, assim, deixar esses dados acessíveis para pessoas autorizadas, independente do lugar onde elas estão, apenas com o uso da internet.

Ficou curioso para saber mais sobre o conceito? Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre computação em nuvem.

Tudo o que você precisa saber sobre computação em nuvem

Motivos para adquirir o serviço

  • Reduzir custos com infraestrutura

Ao optar pelo armazenamento de dados em servidores físicos, a empresa precisa realizar investimentos financeiros para comprar equipamentos e instalar programas. Além disso, alguns custos com manutenção que não estavam programados em seu orçamento podem surgir ao longo do tempo.

Com um servidor em nuvem esses gastos tornam-se mais fáceis de prever e todo o processo de implementação e monitoramento recebe um valor fixo que, na maioria das vezes, é mais razoável que o serviço local.

  • Economizar espaço físico

Quando seus arquivos estão no ambiente online, não há a necessidade de reservar espaços físicos para abrigar máquinas na sua organização. Logo, esses locais poderão ser usados para alocar outros recursos ou até expandir sua equipe.

  • Obter mais segurança

Considerando os riscos pelos quais seus dados estão expostos na internet, os melhores fornecedores de cloud computing, como a Woclo, investem tempo e trabalho para utilizar práticas e tecnologias de segurança capazes de monitorar suas informações de maneira cuidadosa e proteger sua empresa das ameaças virtuais.

  • Encontrar informações com agilidade

A computação em nuvem faz com que suas informações sejam mais fáceis de serem encontradas, já que elas são mantidas em um só lugar e organizadas de acordo com os processos da sua empresa.

Principais serviços da computação em nuvem

  • Armazenar informações

Com o cloud server você guarda seus dados de forma segura, econômica e em grande escala, e ainda consegue localizar e recuperar suas informações com rapidez.

  • Criar aplicativos

Outro serviço disponível é a possibilidade de utilizar a infraestrutura em nuvem para criar aplicativos que facilitam, organizam e inovam sua rotina de trabalho.

  • Gerenciar dados e aplicações

Depois que todos os dados forem armazenados em nuvem você terá uma visão ampla das aplicações da sua empresa, o que permitirá enxergar pontos que precisam ser aperfeiçoados, medir resultados e propor novos métodos de trabalho.

Vantagens em adotar o cloud computing

  • Capacidade de integrar equipes

Ao utilizar a computação em nuvem suas informações ficaram disponíveis no ambiente online e para acessá-las apenas será necessária uma boa conexão com a internet. Assim, sua equipe conseguirá compartilhar com facilidade arquivos com os colaboradores que trabalham em locais geográficos diferentes e manter-se integrada – algo essencial para empresas que possuem diversas filiais, por exemplo.

  • Flexibilidade para acessar arquivos

Outra vantagem é a possibilidade de acessar arquivos através de diversos tipos de dispositivos – computadores, tablets, notebooks, smartphones, etc. Isso torna suas tarefas mais flexíveis e adaptáveis às mudanças físicas, como uma reunião com cliente, uma viagem ou um dia de home office.

  • Backups mais rápidos

Outro ponto de vantagem é a rapidez para localizar e recuperar dados e informações armazenados na nuvem. Considerando que em uma hospedagem local essa tarefa seria feita através de dispositivos físicos e o tempo para a busca seria bem maior, o cloud computing se torna muito mais ágil.

  • Atualizações automáticas

Da mesma forma que os backups, as atualizações na nuvem são executadas de maneira rápida e prática e, quando necessário, podem ser programadas automaticamente, em horários e datas que não prejudicam sua rotina de trabalho.

  • Transparência nas informações

Compartilhar documentos e deixar as informações disponíveis para as pessoas certas torna a execução das tarefas mais fácil e clara, pois os colaboradores podem acompanhar as etapas dos processos, identificar o que é responsabilidade ou depende do trabalho deles e auxiliar no progresso de outras atividades.

Mas, é importante lembrar que, os acessos devem ser controlados com segurança, para que nenhum dado sigiloso seja revelado.

  • Produtividade para sua equipe

Além dos equipamentos físicos, para instalar um servidor local é necessário contratar pessoas que ficarão responsáveis por implementar, configurar, corrigir e gerenciar todas as etapas desse serviço.

Já com a computação em nuvem, essa equipe pode ser contratada para aumentar a produtividade dos seus aplicativos, otimizar sua estratégia de vendas com tecnologia e realizar melhorias técnicas na sua empresa.

  • Escalabilidade

Os benefícios do cloud computing também incluem a escalabilidade, que nada mais é do que a capacidade desse serviço em se adaptar as necessidades da sua organização.

O dimensionamento elástico permite que você acesse a potência, capacidade de armazenagem e banda larga que desejar, sempre quando for preciso, em apenas alguns minutos.

  • Mais criatividade e inovação

Devido à facilidade de compartilhamento, ao optar pelo cloud server os colaboradores da sua empresa terão mais liberdade para dar ideias e trazer opiniões diferentes sobre os processos adotados até então – um ambiente favorável para o surgimento de propostas inovadoras e criativas.

Com todas as informações fornecidas até aqui, esperamos que suas dúvidas sobre computação em nuvem tenham sido esclarecidas e que esteja pronto para contratar uma empresa que oferece esse serviço com alta qualidade, transparência e segurança.